Notícias · novembro 14, 2017

Berimbau, instrumento símbolo da capoeira.

Capoeira na China – diálogo entre duas culturas.

  • Brasileiros levam a Capoeira para China e participam  do  “2017 Fuquan China Wushu Festival International”.

 

Do Brasil para a China.

 

No mês de setembro teve capoeira na China, uma delegação com 15 (quinze) capoeiristas brasileiros residentes no Brasil , Estados Unidos, Europa e Austrália representaram nosso país na China no festival “2017 Fuquan China Wushu Festival Internacional”. A delegação foi composta, também por  atletas do Jiu – Jitsu Brasileiro.

1 – O FESTIVAL  FUQUAN

O festival é realizado pelo governo de Fuquan na China, região onde as artes marciais são nacionalmente reconhecidas como parte da cultura.

 

Esse festival tem como objetivo principal um intercâmbio cultural entre diversas artes maciais, tendo como foco a inspiração de usar as mesmas como veículo para uma vida saudável e o relacionamento entre diversas nações.

 

Além da Capoeira, participaram representantes das artes marciais de  todo o mundo como  do Thai Boxing, Jiu-Jitsu Brasileiro, Taekwondo, além de organizações típicas da China como Wudang Quan, Shaolin, Emei e Kongdong.

 

As apresentações ocorreram individualmente, com armas e em grupos. Ademais estavam presentes ainda, várias escolas de boxe como “Mind an Will Boxing”, “Eight Diagram Boxing”, “Tongei Boxing”, “Red Boxing”, entre outras mais.

 

 

capoeiristas em templo na China.

 

 

2 – CAPOEIRA NA CHINA

A capoeira tem sua origem na Africa , mas do que um esporte, também é uma importante expressão cultural que se caracteriza a partir de movimentos ágeis e marcados por muita harmonia. Sempre acompanhada de música, a capoeira é uma forma de arte.

 

A experiência de mostrar a Capoeira na China foi inesquecível para todos os atletas que integraram a delegação do Brasil, o contato com a cultura oriental que se baseia na busca do equilíbrio entre mente, corpo e alma e na disciplina foi de grande aprendizado.

 

A participação da capoeira na China viabilizou um dialogo entre duas culturas que, apesar de distantes geograficamente, demonstraram ter muitos pontos em comum, ambas se baseiam, por exemplo, no respeito pelo seu professor e seu mestre.

 

Segundo Mestre Sabiá, responsável pela delegação da Capoeira na China, “ conhecer e vivenciar de perto a cultura oriental foi, sem dúvida, um dos grandes momentos que vivi! A China me surpreendeu com seu povo, espiritualidade, disciplina e alegria. Visitei um templo com 8.000 anos com uma energia incrível. Gratidão a Capoeira por me proporcionar essa experiência e aos meus companheiros que estiveram comigo nessa viagem”.

 

 

No momento em que temos poucos motivos para nos orgulharmos da nossa bandeira, no momento em que nosso país está inundado numa crise política, ética e moral, lá está ela, nossa CAPOEIRA, fazendo nossa bandeira aparecer linda, nos enchendo de orgulho da nossa cultura nos representando bravamente.