Capoeira Infantil

Capoeira com crianças

A arte, a cultura e a educação como valores associados à prática e à difusão da capoeira compõem o pano de fundo da atuação da Associação de Capoeira Ginga Mundo no universo infantil.

Foto: Dadá Jaques

O Ginga Mundo acredita na capoeira como um braço da cultura popular e ferramenta de resgate da história do povo negro. O viés educacional, aliado à promoção de uma vivência corporal singular para as crianças, faz da capoeira uma bandeira do grupo na formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, na socialização e na liberdade.

O potencial psico-pedagógico se destaca por ser uma arte que engloba outras artes, como música, dança, lutas, desenvolvendo força, flexibilidade, equilíbrio e refinamento das percepções.

A capoeira proporciona o prazer da descoberta, fazendo com que o aluno descubra e desafie os limites do seu corpo, com avanços no domínio cognitivo, psicomotor, afetivo e social de forma homogênea, gerando um aprendizado holístico.

Aplicada ao universo infantil, colabora no resgate de valores da nossa cultura, fazendo com que as crianças comparem o passado com o presente de uma forma contextualizada. Assim, ampliam o conhecimento sobre a única arte genuinamente brasileira, com efeito no despertar do seu lado cultural e artístico.

No contexto da educação infantil, a luta também desenvolve a autonomia, independência e confiança, tanto diante do grupo como nas suas próprias capacidades motoras. E ainda vai além, levando as crianças à conscientização de conceitos e valores como responsabilidade, respeito ao colega, persistência, solidariedade, amizade, confiança, sinceridade, vivência em grupo, disciplina, ética e organização.

A Associação de Capoeira Ginga Mundo, através do Projeto Mandinga, desenvolve trabalhos de capoeira em diversas escolas do ensino particular e municipal de Salvador, ensinando a arte de uma forma recreativa e disciplinar.