Mestre Sabiá

Presidente da ONG Mandinga (Associação Integrada de Educação, Artes e Esportes) e Coordenador da Associação de Capoeira Ginga Mundo, Jair Oliveira de Faria Junior, conhecido no meio capoeirístico por Mestre Sabiá, é participante de capoeira desde 1985, e começou a ministrar aulas em 1989 em clubes e academias.

Foto: Dada Jaques

Em 1990, foi convidado para desenvolver trabalho com capoeira em Hamburgo, Alemanha, onde ficou por dois anos, sendo um dos pioneiros nessa atividade com crianças na Europa. A experiência com esse público faz de Mestre Sabiá, hoje, um nome de referência no ensino da capoeira para crianças.

Em Salvador, cidade onde reside, ensina capoeira em escolas particulares de ensino infantil e atende centenas de jovens de baixa renda em comunidades carentes. Em ambos os ambientes, enfatiza, de forma lúdica, os fundamentos, características e tradições da capoeira dentro de uma metodologia que favorece o desenvolvimento global dos seus alunos. Entre as instituições de ensino particulares que atua há mais tempo, estão a Escola Gurilândia, desde 1992, e a escola Módulo Criarte, desde 2008.

Mestre Sabiá está sempre presente em congressos, seminários, cursos, batizados, encontros de capoeira, intercâmbios culturais e jogos brasileiros e internacionais da arte–luta, participando como atleta, organizador, palestrante e jurado.

Em 1999 sagrou-se vice-campeão no “II Jogos Mundiais da ABADÁ-Capoeira”, no Rio de Janeiro. Em 2001, foi mais uma vez campeão no “III Jogos Mundiais da ABADÁ-Capoeira”, na capital fluminense.

Em 2001, teve o privilégio de ter seu trabalho registrado nos arquivos do MUSEU GUGGENHEIM.

Em 2002, 2004 e 2008, foi idealizador e organizador dos I, II e III “Encontro Internacional de Capoeira e Manifestações Afro-culturais – Ginga Mundo”, no Pelourinho, em Salvador (BA)

Em 2004 foi convidado pelo Governo Brasileiro para se apresentar, junto com a ONG Mandinga, na posse do Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Em 2007, atendeu ao convite para ministrar aulas de capoeira no programa de televisão na Holanda – “Holand Next Top Model” – etapa Brasil.

Mestre Sabiá é o idealizador do evento anual Vadeia Mundo Vadeia – Liga Mundial da Camaradagem, que acontece na Europa desde 2006, com participação de grandes Mestres e capoeiristas de todos os continentes.

Em 2013, despontou como idealizador de mais um grande evento, o Rede Capoeira – Economia Criativa. Realizado em Salvador, no Forte da Capoeira, entre os dias 1º e 4 de agosto, o evento reuniu professores e mestres que atuam em diversos países do mundo para debater a necessidade de fortalecimento da capoeira como elemento de identidade da cultura baiana e brasileira.


Trabalhos Internacionais

  • Anualmente promove cursos de reciclagem nas filiais do grupo Ginga Mundo na Europa, Estados Unidos e Austrália.
  • África do Sul, Ilha de Reunion – Convidado pelo governo francês para apresentar e ministrar cursos de capoeira para a comunidade africana, Mestre Sabiá aproveitou a oportunidade para pesquisar lutas regionais, como o moringue – muito semelhante à nossa capoeira -, e conscientizar a todos da importância do resgate cultural entre Brasil e diásporas africanas.
  • África do Sul, Johanesburg – O maior festival de arte e cultura africana, “Art’s Alive”, também foi palco para a capoeira do Mestre Sabiá, que foi convidado pelo governo africano e pela embaixada brasileira nesse país.
  • Coréia do Sul, Chungui – Convidado especial no “The 4th Chungiu World Martial Arts Festival”, considerado o maior festival de artes marciais do mundo, Mestre Sabiá representou o Brasil com uma equipe de dez professores da ABADÁ–Capoeira, divulgando a capoeira para o mundo.
  • Alemanha, Stutgard – O “Pré-Olímpico Stutgard”, contou com a apresentação de capoeira do Mestre Sabiá nas ruas de Stutgard, estádios e locais de divulgação dos jogos.
  • Martinica e Guadalupe – Em 2008, foi convidado pelo governo francês a realizar um intercambio cultural para ministrar aulas de capoeira nesses países com Ladja e Mayolé manifestações da cultura local.
  • Paris – Representou o Brasil no evento “Olhos Cruzados” na sede da UNESCO em Paris, onde o Brasil foi homenageado juntamente com o Japão.
  • Outros países – Espanha, França, Portugal, EUA, Canadá, Israel, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Áustria, Japão, Marrocos, México, Chile, Inglaterra, Austrália Cuba e Holanda. Em todos os países citados, Mestre Sabiá já participou de workshops, shows, palestras e pesquisas, sempre divulgando a capoeira como um importante legado da cultura brasileira.